terça-feira, 21 de março de 2017

Insegurança mobiliza comerciantes em Itaituba

Foi realizado na tarde desta última segunda-feira (20/03), na orla da cidade de Itaituba/PA, uma reunião para discutir medidas e ações emergenciais de combate e prevenção a violência, que assusta e aprisiona a população do município nos últimos meses. O sentimento de insegurança e impotência chegou a tal ponto, que os comerciantes resolveram por conta própria mobilizar e buscar soluções entre si.
O encontro teve ampla participação da sociedade, contando com a presença de membros dos poderes executivo e legislativo; dirigentes sindicais; comerciantes, entidades de classe, policias civil e militar; igrejas e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

Durante o encontro os integrantes da Associação Comercial de Itaituba e Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaituba aprovaram por realizar uma grande manifestação na cidade, fechando as portas dos comércios e promover uma grande caminhada pela paz, que será realizada na próxima sexta-feira (24/03), percorrendo as principais ruas da cidade e finalizado na câmara dos vereadores de Itaituba. Além dos comerciantes, a manifestação contará com a presença dos alunos da rede pública e de ensino e alunos das IES privadas.
Vereador Peninha
Luiz Fernando Sadeck dos Santos - Peninha, explica que “a segurança pública é um dever do Estado, mas na ausência dos devidos responsáveis, nós, vereadores, estamos tomando esse papal, pois assim como cada morador de Itaituba, também sofremos com a violência que se instalou aqui. Precisamos de uma atuação mais incisiva por parte das policias, os inquéritos, devem ser acompanhados pelo delegado, não se pode deixar somente o escrivão fazer o registro, tem que apurar. Precisamos aumentar o número de contingente da polícia militar, e enquanto representante do poder legislativo, vamos fazer de tudo para contribuir com segurança pública de nosso município. Temos que cobrar do governador, pois o Estado arrecada muito bem aqui em Itaituba, e não recebemos de volta esses impostos em serviços e em segurança pública que merecemos e precisamos”
O poder executivo já solicitou da secretaria de segurança pública para aumentar a quantidade de combustível das viaturas, que hoje é de apenas 14 litros para fazer as rodas, investigações e todo o trabalho da polícia.
Vereador Diego Mota
Diego mota, vereador de Itaituba, também fez duras críticas a sociedade, quanto a sua responsabilidade de cuidar da segurança pública, afirmando que “muitos dos filhos dos empresários que estão presentes nesse ato, fazem badernas, na praça Celso Mateus, ficando até tarde, com som em alto volume, agredindo pessoas, arriscando a vida dos outros e as suas, levando dor de cabeça para suas famílias ”
Itaituba está em processo de transformação social e econômica, principalmente pela instalação de grandes projetos na região, principalmente na zona portuária, com isso a criminalidade aumenta, e a secretaria de segurança pública não acompanha essas transformações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário